O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O conselheiro Marcos Loreto representou o presidente Valdecir Pascoal numa reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aconteceu em Brasília na última segunda-feira (1º), com a participação de presidentes dos Tribunais de Contas de todo país.

O encontro foi solicitado à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, para discutir medidas que aprimorem a tramitação de execuções fiscais pendentes de julgamento no Poder Judiciário, principalmente quanto à Resolução CNJ nº 547/2024.

Durante as discussões, Barroso, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), destacou a importância da Nota Recomendatória Conjunta nº 1/2024 da Atricon, que tem como umas das principais diretrizes a busca por formas de otimizar a recuperação dos valores relacionados à dívida ativa dos estados e municípios.

O ministro destacou a atuação dos TCs sobre o assunto, e lembrou que o CNJ já fechou parcerias pontuais com alguns tribunais. "Em Salvador (TCM-BA) conseguimos resolver 40 mil pendências. Já em Fortaleza (TCE-CE), cerca de 30 mil", contabilizou. "Queremos repetir esse sucesso em todo o Brasil, que conta hoje com algo perto de 400 mil processos de execuções fiscais", informou Barroso.

O CNJ vai elaborar um documento, disponibilizado à Atricon, para que a associação possa recomendar aos Tribunais de Contas a expedição de instruções normativas ou resoluções sugerindo a regulamentação do procedimento a ser adotado pelos TCs. A ideia é dar uniformidade de tratamento ao procedimento dos meios alternativos para a execução da dívida ativa.

Gerência de Jornalismo (GEJO), com informações da Atricon, 03/04/2024