A partir de agora o Tribunal de Contas inicia a etapa de notificações por meio Sistema e-TCEPE, Sistema de Processo Eletrônico do TCE-PE. Na semana passada o conselheiro Ranilson Ramos assinou, pela primeira vez, uma notificação eletrônica referente a um processo de sua relatoria.

As prestações de contas dos órgãos municipais e estaduais de 2014 e as análises dos documentos vêm sendo realizadas em meio digital desde o mês de abril deste ano. Com os relatórios de auditoria concluídos, os gestores e demais responsáveis pelas prestações de contas estão sendo notificados para, após o prazo de 30 dias, também apresentarem defesa eletronicamente.

O novo sistema permite que os gestores recebam comunicações eletrônicas, possam visualizar a íntegra do processo em meio virtual e encaminhar a defesa prévia para análise do Tribunal. Os advogados, também podem acompanhar e atuar a distância nos processos em que seus clientes participam, desde que previamente cadastrados e habilitados no e-TCEPE.

Para orientações e informações detalhadas, como o passo a passo de como tomar ciência das notificações e como responder para apresentar defesa prévia, é possível acessar os manuais do gestor e do advogado ou assistir aos vídeos tutoriais, no endereço www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/processos, ou ainda se informar pelo telefone 0800 281 7717, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Em caso de eventuais problemas técnicos que impeçam os gestores de enviar respostas às comunicações do TCE ou de anexar documentos ao processo, foram disponibilizados terminais de consulta e de acesso ao processo eletrônico, na sede do Tribunal e nas Inspetorias Regionais.

Gerência de Jornalismo/Processo Eletrônico, 05/11/2015