A TV TCE, canal do Tribunal de Contas no youtube, em reportagem publicada no último dia 16 (sexta-feira) destacou as metas estabelecidas pelo órgão para 2015.

Na matéria são apresentados os principais objetivos do Tribunal e da Escola de Contas para este ano. Um deles é o de julgamento de processos. Em 2015 a meta é alcançar 66.34% dos processos julgados em forma tempestiva. Diferente do previsto inicialmente, o índice de estoque de processos acima do prazo de julgamento ficou definido em 33,66%. A meta especifica para contas de governo também foi ajustada para julgar 272 prestações de contas de governo, que representam 80% do estoque que entrou no TCE até 2014 mais 50% das que entrarão este ano, conforme dados atualizados pelo diretor de gestão e governança, Breno Spindola.

A Escola de contas (ECPBG) também terá um papel importante em 2015. Além de mais cursos na área de gestão pública, o objetivo é criar um programa de pós-graduação com a inclusão do curso de Gestão e Execução de Obras Públicas, inédito no país. Também será lançado um novo portal da ECPBG. “2015 será o ano da consolidação do ensino a distância dentro do Tribunal”, comentou o conselheiro Dirceu Rodolfo, diretor da Escola de Contas.

O presidente do Tribunal, conselheiro Valdecir Pascoal, destacou a implantação do Processo Eletrônico (e-TCEPE) como o grande desafio para 2015. “Este ano, até março, todas as contas serão prestadas eletronicamente. Com isso, teremos mais agilidade, segurança e transparência além de ser uma mudança cultural para qual devemos estar preparados”, comentou. Outros pontos citados por ele foram a implantação do banco de horas e núcleo de qualidade de auditoria. A íntegra da reportagem, que também fala sobre a entrega da Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes ao conselheiro Valdecir Pascoal, poderá ser conferida através do canal: TV TCE no youtube ou pelo facebook do Tribunal pelo link: facebook.com/tribunaldecontasdepernambuco

Gerência de Jornalismo (GEO), 20/01/2015