O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Conselheiro e servidores debatem o uso de IA nas instituições


O uso de inteligência artificial nas organizações foi o tema de uma reunião técnica promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e que contou com a participação do conselheiro Carlos Neves, e dos servidores do TCE-PE, Ana Carolina Morais, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, e Breno Spíndola, gestor de Programas Especiais.

A reunião aconteceu no Tribunal de Contas da União, em Brasília, nos últimos dias 02 e 03 deste mês.

A Atricon está elaborando um projeto para implementação de IA na instituição. A ideia é que o uso de plataformas de Inteligência Artificial seja expandido para todos os Tribunais de Contas estaduais. A utilização do ChatTCU, ferramenta em funcionamento no Tribunal de Contas da União desde fevereiro de 2023, foi o foco do encontro.

O conselheiro Carlos Neves, que é vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, ressaltou a importância das discussões. “O assunto é de extrema importância para que seja discutida a parceria entre os Tribunais de Contas no sentido de buscar, por exemplo, uma contratação conjunta ou solução compartilhada”, disse ele.

“Depois do compartilhamento da experiência do TCU, traçamos o plano de ação do projeto no âmbito da Atricon. A diretriz está sendo o fomento do uso da IA generativa nos Tribunais de Contas, garantindo a segurança e mitigando eventuais riscos”, afirmou Ana Carolina. 

Além dos debates técnicos, o encontro contou ainda com a palestra do diretor nacional de tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco, que apresentou um panorama geral sobre o futuro da IA em todo o mundo, e do professor Hiraclis Nicolaidis, que falou sobre um estudo realizado pela Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. A pesquisa estima que até 2030 mais de 80% da população mundial vão interagir com inteligência artificial no seu dia a dia.

Confira mais imagens do evento 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), com informações do TCU, 05/04/2024