O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Cartilha do TCE-PE orienta sobre compra de kits de robótica


Gestores públicos interessados em adquirir kits de robótica com fins educativos agora têm à disposição uma cartilha elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado. 

A iniciativa surgiu em resposta a auditorias que revelaram diversos problemas nos processos de compra desses equipamentos em municípios pernambucanos.

O documento foi elaborado pela Gerência de Fiscalização de Tecnologia de Informação, vinculada ao Departamento de Controle Externo de Pessoal, Licitações e Tecnologia da Informação do TCE-PE. 

“O objetivo é garantir a qualidade na aquisição e implementação de tecnologias educacionais,” afirmou o analista de controle externo, Clebson Rodrigues, um dos responsáveis pela elaboração da cartilha, junto com o auditor de controle externo Ricardo Palmeira. 

“O Tribunal desempenha um papel educativo ao desenvolver essa cartilha, dada à importância dos kits de robótica no aprendizado de crianças e adolescentes,” complementou Ricardo Palmeira. “Ela pode orientar gestores públicos na eficiência e transparência dos processos licitatórios ao destacar as falhas observadas nas auditorias, oferecendo direcionamentos para aprimorar os processos de contratação e fornecendo diretrizes para práticas aplicáveis, não apenas nesse tipo de aquisição, mas também em diversas áreas que envolvam soluções tecnológicas”, concluiu.

A cartilha aborda temas como a elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP), a importância da ampla pesquisa de preços, as especificações técnicas claras, precisas, completas e sem direcionamento, a necessidade de fiscalização contratual efetiva e a observância da legislação aplicável. Essas diretrizes buscam não apenas corrigir falhas identificadas, mas também fortalecer boas práticas para futuras aquisições.

Clique aqui para acessar a cartilha 📘.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/04/2024