Presidida pelo conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE), a Atricon lançou em Cuiabá, na semana passada, durante a realização do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, o “Portal de Boas Práticas”. O propósito é o compartilhamento de experiências exitosas na área do controle externo. O site foi inaugurado com o cadastramento de matérias sobre as 16 boas práticas apresentadas no evento. O Tribunal de Pernambuco apresentou na ocasião sua experiência em “auditorias concomitantes” através do auditor Gustavo Diniz. Por essa modalidade de auditoria, o Órgão acompanha a obra desde o lançamento do edital de licitação. Isso possibilita aos seus técnicos que sejam corrigidas falhas antes do dano ao erário.

COMITÊ TÉCNICO – Segundo Valdecir Pascoal, todos os Tribunais de Contas podem submeter contribuições sobre “boas práticas”. Elas serão avaliadas por um comitê técnico da Atricon, de acordo com a proposta e o editorial do site.

Para ser incluído, o conteúdo deve estar em linguagem jornalística, intercalando texto, imagens e vídeos (em alta resolução) sobre projetos de médio e longo prazo desenvolvidos pelos Tribunais de Contas. Também deve conter dados técnicos, resultados obtidos, declarações de técnicos e/ou membros responsáveis, entre outras particularidades.

“Essa é uma vitrine que a Atricon criou para que os Tribunais exponham o que têm feito de melhor. Muitas destas práticas podem ser adotadas por outros Tribunais, observando as particularidades de cada órgão e região. Esperamos que os TC’s se apropriem deste espaço”, disse o presidente da Atricon. O material poderá ser submetido pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ Atricon, 30/11/2016