conselheiro e 1º secretário do Instituto Rui Barbosa (IRB), Marcos Loreto, participou em Brasília nesta segunda-feira (17) da assembleia geral da entidade. Na ocasião, o presidente do IRB, Sebastião Helvécio (TCE-MG) fez uma prestação de contas do seu primeiro ano de gestão e apresentou as suas metas para 2015.

Cerca de 20 conselheiros que integram a diretoria da entidade também estiveram na reunião, entre eles César Miola (TCE-RS), Paulo Roberto Alves (TCE-PR), Valdomiro Távora (TCE-CE), Inaldo Paixão (TCM-BA) e Manoel Pires (TCE-TO).

DESTAQUES - Durante sua explanação, o presidente do IRB listou todos os eventos que foram patrocinados pela entidade no ano que está se encerrando, destacando o IV Encontro dos Tribunais de Contas que se realizou em Fortaleza (em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon), o Encontro dos Tribunais de Contas de Língua Portuguesa que se realizou em Belo Horizonte, a admissão do IRB como observador permanente da Olacefs (Organização Latino Americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores), o V Educop (capacitação do seu quadro interno) que se realizou em Brasília e o IV JurisTCs que se realizou no Ceará, cuja finalidade foi a realização de estudos visando à unificação da jurisprudência no âmbito dos TC’s.

“Reputo o Encontro dos Tribunais de Contas de Língua Portuguesa como um dos mais importantes que o IRB promoveu porque decidimos dar apoio operacional ao Timor Leste para aperfeiçoar o seu sistema de controle externo”, afirmou o conselheiro Sebastião Helvécio.

PREVISÃO - Para o ano de 2015, ele relacionou os eventos que estão previstos, entre eles a assinatura de um convênio com a Fundação Getúlio Vargas para a realização de um estudo sobre os orçamentos estaduais.

O conselheiro Marcos Loreto disse ter ficado satisfeito com a reunião do IRB porque todos os membros da diretoria tiveram oportunidade de tomar conhecimento dos avanços obtidos pela entidade ao longo deste ano. O Instituto Ruy Barbosa apoia e promove iniciativas que procuram favorecer novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas. Estimula a publicação de trabalhos, monografias, revistas e impressos em geral, relacionados aos seus objetivos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/11/2014