O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Estudantes de Direito de diversas instituições de ensino do Recife participaram nesta quarta-feira (29), de uma oficina promovida pelo programa TCEndo Cidadania e pela Ouvidoria do Tribunal de Contas. O evento, cujo tema foi "A participação dos universitários no Controle Social", teve o objetivo de apresentar aos alunos a atuação do Tribunal de Contas e discutir a importância da participação do cidadão na gestão pública.


PROGRAMAÇÃO -
Na abertura do encontro, o coordenador da Ouvidoria, Eduardo Porto Neves, fez uma reflexão sobre o papel do Tribunal de Contas recitando a poesia “A Voz da Cidadania”, do poeta e repentista Sebastião Dias. A programação contou ainda com a participação de Gustavo Almeida, servidor do TCE-PE e assessor do conselheiro Ranilson Ramos, que falou sobre a estrutura e o funcionamento do órgão, e os processos de fiscalização e de prestação de contas, da servidora Waléria Barreto, que explicou o papel da Ouvidoria e a sua importância para o controle social, e da coordenadora do Programa TCEndo, Ana Alaíde Pinheiro, que apresentou o programa, a Escola de Contas e o Portal Tome Conta, lançado pelo Tribunal em 2015, com o objetivo de facilitar a fiscalização das contas públicas pela sociedade.

Como parte da dinâmica da oficina, os 231 universitários tiveram acesso à rede de internet do TCE e puderam acompanhar, em seus dispositivos móveis, o passo a passo para realizar uma denúncia na Ouvidoria, bem como o funcionamento do Portal Tome Conta. Durante o evento foram sorteadas camisas do TCEndo para os alunos.

A aluna de direito da Uninassau, Talita Máximo, considerou o evento uma ótima oportunidade de aprendizado, “A gente conhece o Tribunal de Contas pela Constituição ou só de ouvir falar, mas não conhece realmente a estrutura e o trabalho desenvolvido aqui. As palestras foram interessantes porque vimos meios dos cidadãos alcançarem a Ouvidoria e pesquisarem mais sobre o Estado e municípios”.

Ao final, os estudantes participaram fazendo perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados. As instituições presentes foram Uninassau, Faculdade Nova Roma, FOCCA - Faculdade de Olinda, Faculdade Joaquim Nabuco, Facho, Faintivisa, Faculdade Damas, Unicap, Faculdade Guararapes e Universidade de Pernambuco.

Confira fotos do evento clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/03/2017