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Integrantes da Escola de Contas do TCE proferiram palestra no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco, na última segunda-feira (21). O encontro, voltado para os estudantes do curso de Ciências Contábeis, foi idealizado pela professora Cacilda Andrade e teve a participação da coordenadora da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), Uilca Cardoso, da gestora do Programa TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro, e do gerente financeiro da ECPBG, Ricardo Clemente.

No primeiro momento, Uilca Cardoso apresentou aos estudantes as áreas de atuação do TCE e da ECPBG. Após as explicações iniciais, a gestora do “TCEndo” abordou as ferramentas que dão acesso ao cidadão às atividades institucionais do Tribunal de Contas, como os sistemas da "Ouvidoria" e o de controle dos recursos públicos. O destaque ficou para o "Tome Conta", um portal voltado para o controle de atividades públicas que permite um acompanhamento eficiente da receita, despesa, processos de licitação de cada município etc.

A apresentação sobre a atividade financeira do Estado coube ao gerente Ricardo Clemente, ex-aluno da professora Cacilda e do curso de Ciências Contábeis da UFPE. Ele fez uma explanação sobre a teoria e a prática da contabilidade nas funcionalidades do Tribunal. “Foi uma satisfação muito grande retornar depois de tantos anos ao local onde estudei e reencontrar minha professora da época. Lembro que em ocasiões como essa, tive a oportunidade de conhecer pessoas mais experientes e que tratavam das áreas de contabilidade privada ou pública. É um momento muito bom, porque no início do curso a gente não sabe, de fato, como vai atuar o contador”, destacou Clemente.

O objetivo é que essa palestra com estudantes seja difundida também para outros polos da instituição de ensino.

O TCEndo Cidadania é um programa idealizado pelo TCE e executado pela Escola de Contas com o objetivo de mobilizar a sociedade para o controle social e aumentar a efetividade das ações de controle externo.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 24/05/2018