Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 e 081 98225-2906 das 8h às 14h, 081 98494-0031 das 12h ás 18h ou atendimento@tce.pe.gov.br das 8h às 18h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tce.pe.gov.br

Protocolo - atendimento digital  acesse o site - “Consultar/Protocolar documentos” no campo "PRINCIPAIS SERVIÇOS". Em caso de dúvidas, procurar o suporte técnico a sistemas.

A partir de 15 de setembro, as sessões de julgamento passam a acontecer às 10h dos seguintes dias: 1ª Câmara: Terça-feira, Pleno: Quarta-feira, 2ª Câmara: Quinta-feira. Todas com transmissão pela TV TCE-PE.

Um dos compromissos assumidos pela gestão do atual presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, é o acompanhamento das políticas públicas implementadas pelo Estado e municípios pernambucanos a serviço da sociedade, ou seja, o conjunto de projetos, programas e atividades realizadas pelo Poder Público para melhor atender às necessidades da população, principalmente em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

Com base nisso, o TCE está realizando um trabalho que permitirá avaliar a alfabetização infantil em Pernambuco, com destaque para a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) e as ações implementadas pelos gestores para minimizar os efeitos da Covid-19 na rede básica de educação, que também engloba o ensino fundamental (1º ao 9º ano). O objetivo da meta 5 é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. O PNE foi criado em 2014 e estabeleceu um total de 20 metas a serem atingidas pelo país, até 2024.

A auditoria teve início em janeiro e contou com a participação das Gerências de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP), de Contas da Capital (GEEC) e de Auditoria de Educação (GEDU) do Tribunal.

No Estado, a avaliação pretende identificar como tem sido a atuação da Secretaria Estadual de Educação para garantir a implementação do Programa Criança Alfabetizada, especialmente após a suspensão das aulas por conta da pandemia.

Na área municipal, o TCE selecionou os municípios de Recife, Paulista, Condado, Brejão e Verdejante onde serão analisadas as ações implementadas pelas secretarias municipais de Educação para alcançar a meta da alfabetização infantil (Meta 5), principalmente no atual momento de calamidade na saúde, e se foram realizadas as adequações necessárias na rede municipal de ensino diante do problema. Estes municípios fizeram parte de um levantamento feito pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que serviu de base para o trabalho do Tribunal.

“Espera-se que os resultados do trabalho contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para o aumento do índice de alfabetização infantil dos municípios pernambucanos, no atual momento de suspensão das aulas, ajudando, inclusive a reduzir o impacto negativo causado pelo surto do novo coronavírus na educação”, afirmou João Robalinho, gerente de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP) do TCE.

PLANEJAMENTO – Nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) estão sendo realizadas quatro oficinas virtuais (Painéis de Referência) para definir o planejamento das ações e a metodologia que será utilizada no trabalho da GEAP no município do Recife.  As discussões contarão com a participação de representantes dos Tribunais de Contas de vários estados (PE, MG, RJ, RS e RN), além de especialistas da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e das Universidades de Brasília (UNB), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Rio de Janeiro (UERJ).

Confira aqui a programação da quinta e sexta-feira: Painéis de Referência - Matriz de Planejamento Recife

Dia 03/09

Eixo 1 -
Avaliação da Política Municipal de Alfabetização (Meta 5 do Plano Municipal de Educação -  Alfabetização Infantil

(10h às 12h) - Presidente Dirceu Rodolfo (Abertura), Eduardo Siqueira DCM (Facilitador), Ryan Brwnner Lima (TCE-MG) (controle externo), Maria Elza da Silva - UNDIME (especialista)

Eixo 2 - Gestão da Educação em Contexto de Pandemia - SME/PCR

(15h às 17h) - João Robalinho, gerente da GEAP (Abertura), Rômulo Lins (Representante TCE), Fernando Rapôso ECPBG (Facilitador), Renato Lauris TCE-RS (controle externo), Diana Mandelert - Sociologia da Educação / UERJ (especialista)

Dia 04/09

Eixo 1 - Avaliação da Política Municipal de Alfabetização (Meta 5 do Plano Municipal de Educação - Alfabetização Infantil)
(10h às 12h) - Rômulo Lins, da Diretoria de Gestão e Governança (Abertura), Nazli Nejaim (Facilitadora), Anne Carvalho TCE-RN (controle externo), Lauren Xerxenevsky - UFRGS/ Políticas Públicas (especialista)

Eixo 2 - Gestão da Educação em Contexto de Pandemia - SME/PCR
(15h às 17h) - Edgard Távora, Diretor de Gestão e Governança (Abertura), Fátima Brayner (Facilitadora), Marcos Ferreira TCE-RJ (controle externo), Michelle Fernandez - UnB/ Ciência Política (especialista)

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/09/2020