O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O Secretário Estadual de Educação, Marcelo Barros, esteve no Tribunal de Contas na manhã desta terça-feira (11) para apresentar ao conselheiro Carlos Porto, relator das contas da SEE/PE em 2021, o Projeto de Educação de Pernambuco para os próximos anos. Acompanhado de assessores, Barros mostrou o Plano de Investimento para 2021/2022 e explicou as medidas que o governo pretende tomar para garantir o funcionamento do ensino da rede pública estadual e minimizar os prejuízos causados pela pandemia na educação.

A reunião contou com a presença de representantes da Coordenadoria de Controle Externo do TCE, dos Núcleos de Auditorias Especializada e de Engenharia, além de assessores do gabinete do conselheiro.

Segundo Marcelo Barros, Pernambuco pretende investir cerca de 277 milhões de reais este ano em programas e ações para a melhoria do ensino da rede pública estadual durante a pandemia, como o ‘Conecta Aí’, que garante acesso gratuito à internet para estudantes e professores, e o ‘Professor Conectado’, que promete capacitar 21.300 profissionais de ensino. 

O Secretário explicou também que o governo pretende investir em kits de estação de trabalho para professores e aparelhar escolas com ‘carrinhos’, que terão notebooks conectados para uso dos alunos em sala de aula. As unidades móveis manterão os equipamentos carregados e servirão para a guarda dos aparelhos quando não estiverem em uso.

O planejamento prevê ainda o gasto de aproximadamente R$ 80 milhões na construção, reforma e ampliação de escolas técnicas e de referência e quase R$ 30 mi em quadras e cobertas para prática poliesportiva.

A gerente de Auditoria da Educação do TCE, Nazli Lopes, questionou como seriam resolvidos os problemas de conectividade em áreas de difícil acesso e onde não há sinal de telefonia e internet, como em algumas ocupações indígenas e quilombolas e de transporte escolar durante o período de adoção do ensino híbrido (remoto e presencial) aos alunos.

Marcelo Barros respondeu que a Secretaria vem trabalhando para encontrar alternativas e resolver os impasses. Para isso, a equipe tem adotado soluções criativas e inovadoras que se adaptem à realidade e às necessidades locais, muitas delas sugeridas pelas próprias comunidades que serão beneficiadas, como no caso do uso de internet via sinal de rádio em regiões de pouca ou nenhuma cobertura de internet.

Ao final, o conselheiro Carlos Porto elogiou a iniciativa do secretário em apresentar os projetos ao Tribunal de Contas, e reforçou que o papel da instituição não se restringe apenas ao de órgão fiscalizador, mas como um "atuante e permanente parceiro do Poder Público, que orienta para que boas práticas sejam adotadas, obedecendo a legalidade e a transparência, e para o correto uso do dinheiro público", afirmou.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/05/2021