O conselheiro Valdecir Pascoal foi um dos homenageados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, em sessão especial realizada nesta quarta-feira (11), pela celebração do bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro — Anita Garibaldi. A solenidade, transmitida pelo canal do Youtube da instituição catarinense, integra os eventos comemorativos aos 65 anos do TCE-SC. Clique aqui para conferir.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e do presidente da Fundação Nacional Giuseppe Garibaldi, Francesco Garibaldi, descendente direto da heroína lagunense.

A comenda - composta por réplicas, em miniatura, da “Estátua de Anita Garibaldi” e do quadro “Proclamação da República Juliana”, além de um diploma - é concedida a pessoas que prestam relevantes serviços ao Sistema de Controle Público, ao combate à corrupção e ao aprimoramento das relações institucionais.

"A realização dessa sessão especial é uma forma de valorizar o papel histórico da revolucionária catarinense, que lutou pela causa republicana, tanto no Brasil quanto na Itália, em prol das liberdades dos povos e da justiça social — valores e princípios que devem ser norteadores da atuação das cortes de contas —, bem como uma oportunidade para homenagear personalidades que são importantes referências para o nosso sistema de controle externo", enfatizou o presidente do TCE-SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

“Ao tempo em que parabenizo o TCE-SC pelos seus 65 anos de bons serviços prestados ao povo catarinense, registro a imensa gratidão pela comenda que leva o nome de uma mulher à frente do seu tempo e que foi sinônimo de coragem e de luta pela liberdade, pelos ideais republicanos e por justiça social. Que esses atributos de Anita Garibaldi  nos inspirem a enfrentar, com determinação e resiliência, os desafios institucionais e democráticos dessa atual quadra de nossa história”, destacou Valdecir Pascoal ao agradecer a honraria. E finalizou citando uma frase de Anita Garibaldi:  “Não tenha medo de viver, de correr atrás dos sonhos. Tenha medo de ficar parado“.

Foram ainda agraciados os presidentes do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes; do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO); da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE/PB); da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM/RJ); do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE/PR); e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), procuradora-geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias; além dos conselheiros Edilson de Sousa Silva (TCE/RO) e Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG).

ll HEROÍNA ll

Anita Garibaldi, nasceu em Laguna (atual localidade de Morrinhos, na cidade de Tubarão/SC) no dia 30 de agosto de 1821, e morreu aos 27 anos na comuna italiana de Ravenna, em 4 de agosto de 1849. Conhecida como a “Heroína de Dois Mundos”, ela lutou contra a monarquia brasileira durante a Revolução Farroupilha e pela independência do Uruguai, envolvendo-se diretamente nos conflitos durante o processo de unificação da República da Itália, juntamente ao marido, Giuseppe Garibaldi.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/08/2021