O presidente Dirceu Rodolfo participou nesta quinta-feira (19) do I Encontro de Entidades de Defesa do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que discutiu as ações, as necessidades e os desafios para a preservação dos bens culturais no Estado. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), foi conduzido pelo presidente da entidade, Cássio Raniere, e reuniu representantes de entidades governamentais, de instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada. A transmissão aconteceu pelo canal do Youtube da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio da plataforma Zoom.

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas parabenizou o CEPPC pela iniciativa de realizar o debate e falou do papel e das ações do TCE na preservação do Patrimônio Cultural do Estado. Ele citou o trabalho desenvolvido desde 2003 pelos auditores do Núcleo de Engenharia da instituição, Odilo Brandão e Eduardo França, na fiscalização dos cuidados com a manutenção da identidade cultural local em diversos municípios pernambucanos.

Os trabalhos – citou Dirceu Rodolfo – tiveram início com a realização do I Fórum de Gestão e Controle do Patrimônio Cultural em 2003, ponto de partida para a criação de diversos procedimentos e ferramentas de auditoria que permitiram ao TCE atuar nesta área, começando pelo piloto que, naquele ano, avaliou o conjunto arquitetônico e paisagístico do município de Igarassu, seguido por intervenções nas cidades de Goiana, Triunfo, Olinda e Vicência, entre outras localidades.

O Tribunal também desenvolveu auditorias em obras de preservação de bens tombados, como no caso do Teatro de Santa Isabel; das Igrejas do Carmo e do Rosário, em Olinda; da Fábrica Tacaruna; entre outras, e vem atuando na educação patrimonial e na orientação das equipes de gestão municipais, mediante a realização de oficinas e da disponibilização de cartilhas informativas e de um livro sobre Auditoria Cultural - Intervenções em Bens Culturais Afetados por Proteção Legal.

“O que a gente quer, hoje, no mundo pós moderno, é construir redes onde possamos montar um mosaico - com cada um fazendo o seu papel - que nos permita enxergar a realidade em que vivemos, e esta é uma oportunidade que traz muitas perspectivas, muitos olhares sobre a cultura, principalmente sobre o patrimônio cultural de nosso Estado. O Tribunal de Contas acredita no trabalho de defesa da cultura e desse patrimônio como algo que fomenta a manutenção da memória local, o sentimento de pertencimento, a busca pelo desenvolvimento sustentável, a afirmação cultural e o fortalecimento da entidade e do povo pernambucano”, ressaltou Dirceu Rodolfo.

O membro do CEPPC e ex-secretário de Cultura de Pernambuco e do Recife, Roberto Pereira, classificou como brilhantes os trabalhos realizados por Odilo Brandão e Eduardo França e destacou como de grande importância a atuação do Tribunal ao longo dos anos nesta área. Ao final, ele sugeriu a realização de um curso de educação patrimonial pela Escola de Contas do TCE, para reforçar o caráter pedagógico junto ao Poder Público.

Participaram do Encontro os secretários estaduais de Cultura (Gilberto Freyre Neto) e de Meio Ambiente (José Bertotti); os presidentes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Marcelo Canuto), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Rogério Henriques) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (Djalma Paes); as vice-presidentes da Associação Municipalista de Pernambuco (Ana Célia Cabral de Farias) e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (Margarida Cantarelli); a representante da Prefeitura do Recife (Lorena Veloso) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Flávio Domingues); o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas, Jocimar Gonçalves; entre outros.

Na última terça-feira (17) foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, que tem como objetivo promover ações de educação patrimonial e de valorização do patrimônio histórico-cultural.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/08/2021