O presidente Ranilson Ramos participou, na última sexta-feira (04), do evento de lançamento do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, realizado no Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

A programação contou com apresentações dos painéis sobre Controle Externo e a Primeira Infância e Pacto Nacional pela Primeira Infância.

O conselheiro Jerson Domingos, presidente do TCE-MS, explicou que a iniciativa foi uma ideia que nasceu de uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça ao Tribunal de Justiça, e ao Tribunal de Contas, de criar esse Programa que viesse atender à sociedade. “O dono desse projeto não é o Jerson conselheiro e sim o Jerson cidadão, pai e avô de duas lindas crianças”, disse ele.

O presidente Ranilson Ramos destacou a satisfação de poder ver que a primeira infância vem se tornando prioridade em outros estados brasileiros. “A luta por essa fase da vida precisa ser de todos. Fico muito feliz em saber que outros Tribunais de Contas também estão se engajando para focar nesse assunto tão importante”, disse ele.

No Tribunal de Contas de Pernambuco, o tema Primeira Infância é tratado como uma das prioridades da gestão. Várias ações vêm sendo realizadas, voltadas para a garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade. Recentemente, o TCE assinou um acordo de cooperação de trabalho com o UNICEF, visando à implementação de medidas e a oferta de cursos e capacitações aos gestores para ajudar na elaboração dos planos municipais pela primeira infância.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 08/08/2023