Durante visita ao TCE, nesta última quinta-feira (5), a prefeita de Ipojuca, Célia Agostinho Lins de Sales, apresentou ao procurador geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, esclarecimentos sobre o custeio de viagens internacionais feitas em 2019 e 2021 pagas pelo município.

Com  a juntada de documentação comprobatória, foram respondidos todos os questionamentos realizados pelo MPCO, com relação a cada uma das viagens realizadas. Na documentação comprobatória, consta formulários de prestação de contas de diárias, fotos dos eventos, stands e reuniões, notícias veiculadas na mídia, notas de liquidação referente aos valores das diárias, bilhetes de viagem, cópias dos convites, agenda cumprida, entre outros.

No último dia 13 de abril o MPCO instaurou o Procedimento Preparatório de Representação para investigar o custeio das viagens feitas em 2019 e 2021 pagas pelo município. Após a análise dos documentos e informações, o Ministério Público de Contas (MPCO) decidiu arquivar a portaria 001/2022, que instaurou o Procedimento de Representação. "Estou plenamente convencido da relevância do interesse público das viagens internacionais realizadas para a retomada do turismo no município", afirmou o procurador.

Os Procedimentos Preparatórios de Representação têm o objetivo de coletar informações sobre a regularidade dos atos da administração pública estadual/municipal, no que diz respeito ao cumprimento legal, de modo a fundamentar a representação por parte do MPCO.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/05/2022