Grupo de Inovação

Com o objetivo de incorporar os avanços tecnológicos ao Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) e fazer com que o trabalho seja mais eficiente, rápido e prático, a procuradora-geral Adjunta do MPC-PE e titular da 1ª Procuradoria de Contas, Eliana Lapenda Guerra, recebeu representantes do Núcleo de Inovação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para discutir junto com os servidores da sua equipe temas que envolvem melhorias para a execução do trabalho por meio de inovações tecnológicas.

Na ocasião, foram apresentadas ferramentas para transcrição de áudio do YouTube; o site Perplexity, que funciona como uma extensão de pesquisa, em que é possível selecionar a delimitação de pesquisa (sendo na página aberta, no domínio/site ou na internet como um todo), trazendo um resumo completo sobre o assunto pesquisado em forma de diálogo e apresentando as fontes; e o Chat PDF, que funciona como uma conversa com o PDF em questão, sendo uma inteligência artificial que interage com o usuário.

Com o foco no aprimoramento, a conversa foi pautada na troca de conhecimentos, dúvidas e questionamentos acerca do tema, os servidores puderam conhecer as novas ferramentas tecnológicas disponíveis e como colocar em prática o uso dessas ferramentas digitais. “Esse encontro foi muito importante, pois a inovação tecnológica é algo que está iniciando aqui no Tribunal e senti que o meu gabinete estava precisando caminhar nessa mesma linha de desenvolvimento. Inovar é trazer mais conhecimento, se aprimorar e nós estamos precisando crescer cada vez mais, só tenho a agradecer este grupo que nos deu essa aula e abriu nossas mentes sobre a necessidade de realmente ficarmos atualizados nessas novas sistemáticas de trabalho”, afirmou a procuradora-geral Adjunta, Eliana Lapenda Guerra.

“A importância de momentos como esse pode ser entendida quando buscamos uma abordagem mais próxima e pessoal para a inovação. Nesse formato, nossa casa gradualmente se apropria do que está acontecendo nesse movimento inovador. Ele nos proporciona uma liberdade maior para questionar e aprender a partir das nossas dúvidas, tornando as pessoas mais à vontade para fazer perguntas específicas. Isso não apenas aproxima os profissionais mais familiarizados com a tecnologia, mas também contribui para que o aprendizado seja mais comum e integrado à nossa cultura diária", explica Carla Pabst, assessora-técnica da Procuradoria-Geral de Contas e membro do Laboratório de Inovação do TCE, Prisma.

Por Júlia Oliveira

Ministério Público de Contas, 06/06/2023