O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ranilson Ramos, recebeu, nesta segunda-feira (10), a governadora do Estado, Raquel Lyra, e a vice, Priscila Krause, em sua primeira visita ao TCE, desde que foram empossadas no cargo, no dia 1º de janeiro deste ano.

A governadora foi recebida pelo presidente e demais conselheiros do Tribunal de Contas, Carlos Porto, Teresa Duere, Valdecir Pascoal, Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto e Carlos Neves.

Na ocasião, Raquel Lyra entregou ao presidente Ranilson um relatório elaborado por sua equipe sobre a situação do Estado, e um balanço dos 100 primeiros dias de governo.

“O desafio é grande, temos muitos problemas a resolver”, afirmou a governadora. “E precisamos trabalhar em conjunto com o TCE, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e outras entidades para garantir que este propósito se transforme em realidade”, enfatizou a governadora.

O presidente Ranilson Ramos reforçou o papel do TCE como uma instituição que possui um olhar criterioso, técnico, extremamente cuidadoso e imparcial na análise das contas e políticas públicas, e na garantia do bom uso dos recursos pelos seus entes jurisdicionados.

“Essa Casa terá responsabilidade, como sempre teve, de apresentar os relatórios a cada final de exercício, com um olhar profundo e atento, pois essa é a nossa missão constitucional”, disse ele. "É nosso o compromisso de continuar trabalhando para manter uma relação de respeito e parceria permanente com a administração pública, transformando os esforços em ações reais que beneficiem os cidadãos pernambucanos”, explicou o presidente do TCE.

Ranilson Ramos lembrou ainda o trabalho realizado pelo TCE, em parceria com outros órgãos de controle externo, na erradicação dos lixões no Estado, e afirmou que espera poder contar com o apoio do governo estadual para fazer o mesmo pela Primeira Infância em Pernambuco. “Temos o viés fiscalizador, mas também o pedagógico e orientador. Esta é a nova visão do controle externo: ajudar a gestão pública a encontrar mecanismos e a implementar medidas eficazes e efetivas para melhor atender às necessidades da população”, destacou.

Ao final, Raquel Lyra recebeu das mãos do presidente Ranilson Ramos um exemplar do livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”, editado pelo TCE-GO e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que traz os resultados de alguns trabalhos desenvolvidos pelo TCE de Pernambuco sobre o tema.

Gerência de Jornalismo (GEJO, 11/04/2023