Está sendo realizado esta semana, na sede da Escola de Contas do TCE, o curso "Uso de RPA/Drones nas Auditorias de Obras e Serviços de Engenharia", ministrado pelo instrutor e servidor do Tribunal, Pedro Teixeira. A capacitação foi demandada pelas equipes de auditoria do Núcleo de Engenharia (NEG), já que o Tribunal de Contas está utilizando aparelhos de drone na fiscalização de obras públicas. A turma é específica para os servidores lotados na sede do TCE.

As aulas, práticas e teóricas, abordarão tópicos como potencialidades dos drones na auditoria; noções básicas sobre RPA (drone); regulamentação aplicável; manuseio do equipamento; a aerofotogrametria e o software DroneDeploy; trabalhos de campo (aula prática): realização de levantamentos de obras com uso de RPA/drone; up load das fotos adquiridas em campo; manipulação do software DroneDeploy e medição de extensões, áreas e volumes.

As próximas turmas vão atender às Inspetorias Regionais de Surubim e Palmares em datas a serem definidas. 

Já foram capacitados, na temática, os servidores das IR’s de Garanhuns (17 a 19.06), Bezerros (02 a 04.07) e Petrolina (08 a 11.07). Em setembro de 2018, a Escola de Contas promoveu uma palestra sobre a técnica de aplicação de drones na fiscalização de obras e serviços nas auditorias realizadas pelo TCE. O evento foi ministrado pelo perito da Polícia Federal, Rhassano Caracciollo Patriota. 

Escola de Contas, 23/07/2019